Dicas para reduzir a prestação do crédito habitação
07.06.2024Existem algumas formas de reduzir o valor a pagar do seu crédito habitação, que pode representar uma poupança significativa no orçamento familiar.
Com as elevadas taxas Euribor a afetarem o crédito habitação, torna-se fundamental encontrar soluções para reduzir os custos com o seu crédito à habitação. O segredo está no planeamento e na estratégia que adotar, mas informe-se antecipadamente sobre as taxas, o spread e os juros do seu crédito. Conhecendo estes detalhes, será mais fácil calcular a prestação do crédito habitação e estará em melhores condições para negociar com o banco e obter uma redução significativa. Antes de escolher o banco, simule vários cenários, compare propostas e veja como pode poupar.
AMORTIZE O CRÉDITO
Esta é a forma mais eficaz de baixar o valor da prestação mensal. Até ao final de 2024, as instituições estão proibidas de cobrar a comissão de reembolso antecipado parcial ou total nos contratos de crédito à habitação para aquisição ou construção de habitação própria permanente com taxa de juro variável, independentemente do valor em dívida. Aproveite!
ESTENDA O PRAZO
Estender o prazo do crédito é a forma mais imediata de baixar o valor da prestação mensal, resultando instantaneamente num alívio financeiro. A contrapartida é que o saldo final de juros a pagar será maior, porque o período sobre o qual incidem os juros também é maior.
NEGOCEI O SPREAD
O spread é a principal componente do crédito habitação que pode ser negociada com o banco. Atualmente, os spreads apresentam um comportamento bastante competitivo no mercado, pelo que poderá aqui obter uma redução significativa.
OPTE PELA CONSOLIDAÇÃO DE CRÉDITOS
Os bancos oferecem condições de crédito mais vantajosas a clientes que subscrevem outros produtos financeiros, como, por exemplo, cartões de crédito ou contratação de um seguro. Assim, fale com o seu banco e verifique se é possível consolidar os produtos para obter uma redução da prestação do crédito habitação.
TRANSFIRA O SEU CRÉDITO E SEGURO
É possível mudar de banco e transferir o crédito habitação para outra entidade que disponibilize uma prestação mensal mais reduzida. Os créditos habitação envolvem ainda custos com vários seguros. Contudo, nada o obriga a contratar esses seguros no mesmo banco onde contrata o crédito. Por isso, se encontrar uma seguradora que ofereça condições mais vantajosas, pode sempre mudar.